sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Subsídio Lição 5 Classe Adolescentes Vencedores

Neste trimestre as lições Adolescentes Vencedores, traz temas relacionados a importância de fazer parte da "Equipe de Cristo". Assim, os assuntos estão ligados a regras, ação e privilégios, que tornam alguns bons ou maus atletas.
A lição 5 Trabalhando em Equipe, traz como palavra-chave: união, baseado no versículo primeiro do Salmo 133:.
Para ilustrar o professor poderá realizar dinâmicas que podem enriquecer o aprendizado, como por exemplo:

1. Dinâmica "Desatando nós"
Objetivo: Desenvolver a solidariedade e a força da união do grupo. Várias cabeças pensando sobre um mesmo problema fica mais fácil encontrar uma solução.
Desenvolvimento:
   
     O número de participantes é indiferente. O grupo se coloca na posição em círculo.
     Neste momento o orientador pede que cada um observe bem o seu colega da direita e o seu colega da esquerda.
     Ao sinal do orientador, começam a caminhar dentro do círculo imaginário ( já que desfizeram a formação em círculo para caminharem ) de forma aleatória e sem direção.
     Ao sinal do orientador parar de caminhar e permanecer no lugar.
     Com os olhos e sem caminhar procurar o cologa da direita e o colega da esquerda.
     Dar as mãos aos colegas da direita e da esquerda sem caminhar, podendo somente abrir as pernas e/ou dar um passo caso o colega esteja muito distante.
     Em seguida o orientador explica que eles deverão voltar a posição inicial em círculo sem que soltem as mãos, nem fiquem de costas para o interior do círculo e nem com os braços cruzados. Deverão voltar exatamente a posição inicial. A princípio parece impossível realizarem a tarefa , mas aos poucos vão montando estratégias e descobrindo maneiras todos juntos, de voltarem a posição inicial.

Fonte: Esta dinâmica está descrita no livro "Jogos de Cintura", de Macruz, Fernanda de M. S. e outros, Editora Vozes.

2. Dinâmica do pirulito
Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida
Material: Pirulito para cada participante.
Procedimento:
   Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda. O mediador da dinâmica, recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito! Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido. Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo e de é ajudando ao aoutro que seremos ajudados.

Aproveite as dicas e boa aula!!!

0 Comments:

Livro A Pedagogia de Jesus